quarta-feira, 16 de março de 2011

Turbilhão de Informações

É dessa maneira, que todos os dias, somos informados e assim conectados ao mundo. Informação daqui, informação dali, podemos não percber mas estamos rodeados por elas. Segundo a University of Southern California recebemos, ao dia, informações que equivalem ao conteúdo de 174 jornais. Dá pra acreditar? Mas se hoje temos acesso a tantas coisas, como as relações de comunicação funcionavam séculos atrás?
... 
          Nada foi em vão, os avanços, embora pequenos, de nossos antepassados significaram muito. Eles deram o ponta pé inicial para um dos maiores episódios de revolução já presenciadas pelo homem: a evolução dos meios de comunicação. É necessidade do ser humano se comunicar e foi com gestos e gritos que todo este processo começou. Depois os desenhos feitos nas paredes de cavernas ou em pedras. Mais um tempo e a gravação da rotina em ossos (e outros materiais) se tornou prática juntamente com a modelagem em argila. Por volta de 4000 a.C. a escrita (em papiro) surgiu superando qualquer tipo de comunicação da época. A escrita impulsionou outros meios de comunicação que, aos poucos, ganharam força, como o jornal, telefone e o rádio, este por sua vez aceito rapidamente devido ao fácil acesso. O telefone e o rádio evoluiam e se tornavam populares. Então, a televisão surgiu com uma característica diferencial: a imagem. Enfim, surge o computador, que já passou por várias transformações, mas continua sendo uma grande invenção junto com a Internet. Essa garante uma diversidade de funções e está ao alcance de milhões de pessoas que comunicam-se entre si.
          O consumo excessivo de bens materiais faz o sucesso de todas as tecnologias e é por isso que estas conseguem expandir e se tornar sucesso, para que em seguida sejam criadas novas formas de se comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário