Está aí o link pra ouvir a gravação no estúdio da rádio UCS
3G
(fazer download)
Tema discutido: Internet - passado, presente e futuro
Em relação a sua principal "carreira", que era dedicada às linhas telegráficas, desde o início se integrou neste meio e foi chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso e participou da contrução da linha telegráfica entre Mato Grosso e Goiás (as linhas do oeste foram projetadas com o princípio de incluir os povos mais isolados do restante do Brasil). Foi também da comissão de construção da linha telegráfica entre Cuiabá e Amazônia, além de muitas outras. Pode-se dizer que Rondon foi reconhecido devidamente, em sua homenagem em 1956 o nome do Estado de Rondônia e em 1957 foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz...
Como é lidar e ser "o mais útil cidadão americano"? É ser simplismente o gênio Al. E é dessa maneira, por conta própria e com a mente repleta de imaginação, teimosia, inteligência e persistência que se moldam gênios que sempre querem mais, gênios que sabem usar a sabedoria para o bem e para o desenvolvimento da humanidade. Aqui, uma frase para provar a contribuição positiva deste homem e sua genialidade: "Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais".



Hoje é muito fácil pegar um pedaço qualquer de papel e anotar um recado ou uma receita, escrever um texto ou fazer um desenho, é tão fácil que não nos damos conta como aconteceu a evolução da fixação da escrita até chegar a ele, ao famoso papel. Há séculos atrás, para expor ou descrever ideias, acontecimentos ou imagens, utilizavam de pedras até folhas de árvores. Mas assim como quase tudo, o papel que usamos hoje mudou e evoluiu. Os que mais marcaram essa evolução foram, primeiramente, o papiro. Este foi utilizado e provavelmente criado pelos egípcios (que tinham uma das mais famosas instituições culturais), depois se espalhou e ficou popular pela Ásia e Europa, a base de sua fabricação era uma planta. Quase que juntamente o pergaminho foi inventado com base em pele de animais, assim sendo um produto mais caro que o primeiro. Se disseminou pela Europa e permaneceu como única fonte de fixar escrita lá, devido ao bloqueio árabe do Mediterrâneo (assim não tendo mais a transição do papiro). Enfim o papel, fabricado fundamentalmente por palntas através de um processo químico e pertencente à origem chinesa. O criador deste invento, por um lado pode ser Tsai-Loun que usou cascas de árvore, câhnamo e trapos, no ano 105, e de outro lado há um vestígio de pedaço de papel em uma tumba em Shensi, fabricado em 2 a.C. que indica que o papel tenha sido inventado muito antes. Fora esta discussão, o papel se espalhou rapidamente no Oriente e além de servir para a escrita teve a utilidade de cortina. Mas vale lembrar que seu estilo de fabricação foi conhecido muito depois de sua comercialização. Desse modo disseminou-se pela Coréia, Japão, Vietnã, Índia, África e pelo Ocidente. Fora da China uma das primeiras fábricas de papel foi no século VIII no Usbequistão onde alguns prisioneiros chineses ensinaram a técnica aos árabes e assim decorreram uma série de fatos registrando a fabricação do papel. Como comentado antes o pergaminho tinha alto custo e a Europa passava por uma crise então mesmo com atraso e com preconceitos sobre a fragilidade do papel renderam-se às suas vantagens e num processo vagaroso atingiu todo o continente europeu. Superando altos e baixos o papel conquistou o mundo (em especial a sociedade eurpéia) e até hoje tem utilidade indiscutível.
![]() |
| As palavras nos confortam e os jornais nos abraçam. |